Viajar com seu cão e apenas apresentar o passaporte dele é um sonho que esta se tornando realidade. O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a emitir desde Fevereiro de 2014 o passaporte para cães e gatos, o objetivo é diminuir a burocracia nas viagens para exterior levando animais, o documento substitui o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e reúne todas as informações do animal em um só documento.
O prazo de emissão é de 30 dias e a foto não é obrigatória já o microchip sim, o dispositivo tem o tamanho de um grão de arroz e é implantado em menos de 30 segundos no pescoço do animal. Essa implantação pode ser feita em clínicas particulares e a Dogtravel presta esse serviço e auxilia você na emissão desse importante documento que não tem data de validade, ele pode ser usado durante toda a vida do Pet.
Mas é importante lembrar, por enquanto esse documento é um documento válido para viagens nos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) que têm arquivo de equivalência com o Brasil e para qualquer outro país substitui o CZI. O Ministério esta tentando a aprovação deste documento junto a outros países. Ele também pode ser utilizado em viagens domésticas pelo Brasil. O passaporte é emitido pelas superintendências federais agropecuárias nos estados mas é preciso consultar se a unidade mais próxima de você já possui o sistema adequado em operação. (Consulte Aqui – http://www.agricultura.gov.br/ministerio/sfa).