Cães braquicefálicos ou focinho curto, podem viajar de avião?
As raças de cães braquicefálicos ou de focinho achatado como são popularmente conhecidos tem muita sensibilidade a altas temperaturas, devido a anatomia de seu focinho eles não conseguem se resfriar facilmente, por isso os donos devem tomar precauções para previni-lo do calor que pode causar até infartos e do frio pois devido as vias respiratórias estreitas podem ocorrer dificuldades respiratórias.
Como esses cães tem intolerância tanto ao calor como frio, eles não são aconselháveis a viajar e avião, pois se forem grandes e pesados não podem viajar na cabine e no compartimento de cargas não possui temperatura controlada. Segundo o Departamento de Transporte Americano cerca de 50% das mortes de cachorros que aconteceram entre 2005 e 2010 foram de cães braquicefálicos causadas por complicações respiratórias.
Em 2011 houve um caso de morte de cum cão da raça Pug que ficou preso 10 horas em um porão de avião da companhia GOL por conta de um atraso. Muitas companhias no Brasil e no mundo por essa razão não transportam esses animais alegando falta de estrutura, caso realmente precise viajar opte por horários com climas mais amenos.
Raças de Cães Braquicefálicos: Affenpinscher; Buldogue Americano; Cocker Spaniel Americano; Boston Terrier, Boxer, Brussels Griffon, Buldogue Inglês, Bullmastife, Cane Corso, Cavalier King Charles Spaniel, Chihuahua, Chow Chow, Dogo Argentino, Dogue de Bordeaux, Toy Spaniel Inglês, Buldogue Francês, Japanese Chin, Lhasa Apso, Mastife Napolitano, Terra nova, Pequinês, Presa Canario, Pug, Shar-Pei, Shih Tzu, Tibetan Spaniel e Valley Bulldog.