Rinotraqueíte Felina
A Rinotraqueíte felina é uma doença respiratória viral que atinge com frequência os felinos jovens no seu primeiro ano de vida. Também conhecido por: coriza enzoótica, herpes felino e traqueíte. Ela é causada pelo herpevírus tipo 1 (FeHV-1)
Quais os sintomas da rinotraqueíte felina?
Os sintomas começam a aparecer depois de 24horas da contaminaçãoo: espirros, conjuntivite, febre, ceratite (inflamaçãoo da córnea), salivação em excesso, simbléfaro e muita secreção nasal. O quadro ainda pode evoluir pra uma broncopneumonia ou rinite crônica e em casos mais graves podem surgir até úlceras pelo corpo do animal.
Como é transmissão entre os gatos?
A infecção acontece através do contato direto com as secreções de animais contaminados e também é possível que uma felina transmita para seu filhotes.
Como prevenir a rinotraqueíte ?
O melhor método de prevenção é a vacina contra a rinotraqueíte, no Brasil já ela já faz parte das vacinas obrigatórias dos felinos, é aplicada na nona semana de vida e após disso pode ser aplicada anualmente. Por se transmitida pelo contato é aconselhável evitar aglomeração de animais, isolar em quarentena um novo animal antes de integrar ele ao gatil e em casos de ninhadas isolar os filhotes susceptíveis.
Qual é o tratamento da rinotraqueíte?
O tratamento é com antibióticos, manter a hidratação dos felinos é importante pois os animais doentes tendem a ficar dias sem se alimentar corretamente, é aconselhável inalação para tratar e desobstruir o canal nasal e o uso de pomadas e colírios para cuidar dos problemas oculares.