Os gatos são animais extremamente limpos e asseados quando ele se lambem com sua língua áspera os pelos ficam grudados nela e acabam sendo engolidos, esses pelos se acumulam no estômago e de tempos em tempos eles acabam expelindo pela boca essas bolas de pelo. As raças de gatos com pelagem longa como Persa e Angorá tendem a ter mais bolas de pelos.
Segundo o médico veterinário Thiago Prescinotto é normal e melhor que os felinos regurgitem essa bolas pela boca, pois se essas bolas passarem pelo sistema digestivo e intestino podem causar prisão de ventre, diarreias ou obstrução do intestino. Mas é preciso que o dono do pet fique atento sempre, se ocorrer mais de 4 vezes por mês ou se as bolas de pelo apresentar sinais de alimentos, sangue ou odor forte é aconselhável levar o pet para uma consulta com o médico veterinário. O mesmo cuidado se aplica se o gato começar a expelir com dificuldade as bolas pelo ou apresentar sintomas de perda de peso, diarreia, desidratação, anorexia ou falhas na pelagem.
É possível prevenir futuros problemas com bolas de pelos com algumas medidas:
- Escovar seu gato diariamente, ajudando a eliminar parte dos pelos que ele engoliria;
- Tosar a pelagem a cada 3 ou 4 meses;
- Adotar uma ração de boa qualidade e de preferência com fibras, que evita a queda de pelos e as fibras ajudam o trato digestivo a eliminar os pelos que estejam obstruindo a passagem de alimentos.
Caso o bichano apresente problemas com bolas de pelo o ideal é procurar um médico veterinário.