Quais as vantagens de colocar um microchip no seu cão ou gato?
Você já ouviu falar do microchip para cães e gatos mas já sabe quais são as vantagens de implantar essa tecnologia no seu pet e se tem algum risco ? O médico veterinário Evandro Martins respondeu as principais dúvidas.
O que é o microchip para animais ?
O microchip ou micro-circuito eletrônico é constituído de um código exclusivo e inalterável, encapsulado em vidro cirúrgico e revestido de uma substância biocompatível para uso em animais. É chamado de microchip pois o menor dele é do tamanho de um grão de arroz.
Como funciona?
Existe um número para cadastro em banco de dados que armazenam os dados do animal, como nome e pedigree e do seu responsável como o endereço e contato. Implantado através de uma injeção no dorso do animal sob a pele, o processo é indolor. Pode ser lido somente por aparelhos leitores de microchip.
Por que implantar o microchip no seu cão ou gato ?
O microchip atualmente é o melhor método para identificação de bichos de estimação, pois apesar de não ter um GPS serve como para localização do dono por quem localizar o animal, caso o cão ou gato fuja ou seja roubado. E é obrigatório para viagens internacionais para diversos países.
Microchip tem validade ?
Por não possuir nenhum tipo de bateria, o microchip fica inativo sob a pele do animal sendo energizado apenas pelo leitor de microchip quando esse lê o número. Por ser de biovidro sua durabilidade é estimada em 100 anos por isso dura toda a vida do pet.
Qualquer pet pode ser microchipado ?
Sim. Não há restrição de nenhum tipo: raça, peso, idade. É aconselhável que o animal seja microchipado após dois meses mas, a partir do 10º dia do animal já é possível a implantação.
Qual o custo ?
O custo médio do procedimento fica entre R$100,00 e R$150,00.