Quais os cuidados com pets em viagens terrestres ?
Passeios e viagens de carros especialmente com cães viram uma verdadeira festa, a maioria dos cães e gatos gostam de passear mas, existem alguns casos que os animais tem medo de viagens de carros por isso se for a primeira vez do seu pet preste muita atenção na reação do seu animal.
Se seu cão ou gato já esta acostumado com passeios motorizados de carro o próximo passo é escolher um horário que tenha um clima ameno e pouco trânsito. Dessa forma você garante que o pet não se estressará com o calor e também não ficará mais horas no carro do que o necessário para viajar.
As paradas são obrigatórias para que seu pet possa descansar, beber água, comer e fazer suas necessidades, aconselhamos uma parada a cada 2 a 3 horas de viagem. Alguns animais podem ter enjoos por isso é importante que o cão ou gato se alimente com 2 horas de antecedência.
Outro fator que a Dogtravel já divulgou aqui no blog é a segurança em viagens de carro, o Código Brasileiro de Trânsito prevê penalidades para quem transporta sem segurança animais como: no bagageiro, entre as pernas, no colo, no bando da frente entre outras. As infrações podem ser leves, médias e graves por isso para garantir a segurança do seu pet e não infringir a lei de trânsito, o certo é transportar seu cão ou gato corretamente:
Cintos de Segurança: Os cintos podem ser adaptadores presos as coleiras peitorais e garante que seu pet fique preso ao banco traseiro do carro caso ocorra algum acidente.
Kennel ou Caixa de Transporte: Como mostramos no texto anterior, o Kennel deve ser resistente, ventilado e ter o tamanho necessário para garantir o conforto do seu cão ou gato. A caixa de transporte é presa com o cinto de segurança.
Cadeiras e Assentos: Existem cadeiras para cães pequenos como existem para crianças, são cadeiras específicas para serem usadas com uma coleira peitoral.
O seu pet nunca deve ficar sozinho dentro do carro ele pode passar mal, ser roubado, se machucar. Infelizmente são comuns casos de animais que morrem pelo excesso de calor (hipertermia) ou se enforcarem na coleira ou guia. Por isso se escolheu viajar com seu pet esteja atento a sua segurança sempre assim você garante uma boa viagem.