Como viajar ou passear de carro com seu cão ou gato ?
Cães e gatos adoram passear de carro, é só ouvirem o barulho das chaves que já fazem a maior festa. Mas é preciso tomar alguns cuidados com seu pet com a segurança no transporte, assegurar o bem estar do pet pois ele tem que estar bem disposto e gostar de passear de carro e muita atenção durante o passeio, não deixe seu melhor amigo nenhum minuto sozinho no carro.
Bem estar
Antes de qualquer passeio ou viagem com seu pet assegure-se que seu bicho de estimação não esteja com nenhum tipo de mal estar, e caso seja o primeiro passeio fique atento durante o trajeto nas reações do seu cão ou gato, pois existem casos que eles sentem enjoos e não gostam de andar de carro.
No caso de viagens os cuidados com alimentação hidratação são essenciais, é preferível que o animal se alimente duas horas antes da viagem, pequenas paradas na viagem são necessárias para hidratação e para que o animal faça suas necessidades fisiológicas.
Cintos de Segurança, kennels, assentos especiais
Cinto de segurança para pets é uma obrigatoriedade tanto para pequenos passeios ou grandes viagens com seu bichinho de estimação, eles podem ser em formato de adaptadores presos a peiteras ou completos para fixar no cinto do carro.
Para cada cão ou gato existe um modelo ideal e tamanhos diferentes, é preciso pesquisar antes de escolher o cinto de segurança para seu pet. Seguem dois modelos:
Premier Sure-Fit Harness & Car Control Strap : cinto de segurança para pet importado com peitera, pet lock e cinco pontos de regulagem para o melhor conforto do animal
Chalesco: cinto de segurança mais comum e facilmente encontrado em pet shops, é composto de uma tira de nylon com duas pontos uma deve ser presa na peitera do cão e a outra ponta é um adaptador para o encaixe do cinto de segurança do carro.
Existe ainda a possibilidade de transportar seu pet dentro de um kennel que é uma caixa d transporte que também deve ser presa no cinto de segurança e no mercado já existem opções de assentos especiais para cães e gatos.
Leis de trânsito para animais
O transporte de animais no Brasil é regulamentado pela lei nº 9.503, o artigo 235 (proíbe o transporte de animais nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados e com total segurança) Os motoristas que infringirem a lei vão ter cinco pontos somados a sua carteira nacional de habilitação (CNH), a multa no valor de R$127,69 e ainda poderá ter o carro aprendido. E o artigo 252 (Proíbe o transporte de animais à esquerda, entre os braços e pernas do motorista) regulamento o assunto, para essa infração a multa é no valor de R$85,13 e o motorista ganha quatro pontos na CNH.
A legislação diz que o animal não pode ir na parte externa do veículo os motoristas devem tomar cuidado pois a cabeça na janela já é uma infração que pode em resultar em penalidades de trânsito.
Animais soltos dentro do carro além de colocar a vida deles em risco podem causar acidentes, pois podem se enroscar nos pedais do acelerador ou breque. E numa possível colisão o animal solto de 28kg e o carro a 50km chega a ter uma força de impacto de mais de 540kg, podendo ser arremessado pela janela ou machucar outros passageiros.
Total atenção e cuidado
Seu bicho de estimação nunca deve ficar sozinho no veículo nem por alguns minutos em nenhuma situação, pois podem ser roubados, machucar-se enroscando em algum objeto, podem passar mal de calor e até morrer pois apenas alguns minutos trancado no carro é suficiente para transformar o local em uma sauna ou em locais frios podem morrer de hipotermia.
Com total segurança e atenção passeios e viagens com pets podem ser divertidos e proporcionar momentos de alegria para todos, mas sem o pet com a cara na janela.