Como viajar de avião com cachorro ou gato
Cresceu nos últimos anos o número de pessoas que desejam viajar de avião com cachorro, gato e pets em geral nos últimos anos. Isso porque no Brasil já são mais de 130 milhões de animais de estimação, entre cachorros, gatos, aves, peixes entre outros, já somos o 4º país em número de animais no mundo.
Atualmente já é possível viajar de avião com pets para quase todos os países, a maioria das cias aéreas transportam animais em voos nacionais e internacionais, no entanto como cada cia aérea e cada país possuem uma lista de exigências é preciso planejar com antecedência essa viagem com seu melhor amigo.
Planejar com antecedência é essencial para conseguir viajar de avião com cachorro, gato ou outros pets com segurança e tranquilidade
- Para viajar de avião os animais precisam estar saudáveis, não viajam de avião animais com menos de 3 meses pois ainda não foram vacinados contra as principais doenças, fêmeas grávidas e cães e gatos de raças consideradas agressivas.
- Cachorros e gatos de raças braquicefálicas conhecidos por terem o focinho achatado não são aconselhados a voar de avião, porque possuem uma fragilidade respiratória e pode sofrer de insuficiência respiratória durante o voo. A grande maioria das cia aéreas não transporta animais braquicefálicos. Saiba quais são essas raças.
- Cheque as regras do país de destino que deseja viajar com seu pet, alguns países exigem além de exames e documentação, a quarentena do animal para garantir que ele não transmita nenhuma doença. Veja as regras dos países.
- Informe-se sobre as regras de transporte de animais da cia aérea que pretende viajar. Existem três formas de viajar de avião com cachorros e gatos, a forma mais procurada é na cabine junto ao dono o animal viaja dentro da caixa de transporte embaixo da poltrona da frente, como bagagem despachada em uma caixa de transporte especial no porão climatizado e também no porão mas como carga viva quando o animal viajar de avião sozinho sem a companhia do dono. Para cada tipo de embarque existe uma limitação de peso e raças. Confira as limitações de peso das principais cia aéreas.
- As cias aéreas cobram uma taxa para embarque de animais tanto em voos nacionais como em voos internacionais, o pet não pode ir no lugar do peso de uma bagagem por exemplo. Essa taxa é fixa em geral tem o valor de R$90,00 a R$400,00, importante checar diretamente com a cia aérea.
- Além da documentação exigida um acessório indispensável viajar de avião com cachorro e gato são as caixas de transporte ou kennels, a escolha do kennel depende do tamanho do seu pet que deve conseguir dar um giro de 360º em torno de si mesmo dentro da caixa e as dimensões dessa caixa também dependem das cia aéreas. Aprenda como medir qual é o tamanho de caixa de transporte ideal para seu pet.
- Para voos nacionais dentro do Brasil em geral as cia aéreas solicitam apenas o atestado de saúde do animal emitido por um médico veterinário e a carteira de vacinação atualizada.
- Ter a carteira de vacinação atualizada garante que o processo de emissão da documentação para viagens internacionais não terá grandes atrasos, pois o principal exame é a sorologia de raiva e se o animal estiver com muitas doses atrasadas da vacina de raiva pode atrasar em até 90 dias a emissão da documentação.
- Para viajar de avião com cachorro para países do Mercosul não é necessário o CZI – Certificado Zoosanitário Internacional, só é necessário o dono do pet apresentar em no dia do embarque apenas o atestado de saúde do animal e carteira de vacinação.
- O CZI – Certificado Zoosanitário Internacional é o principal documento para viajar com animais para outros países, esse documento é emitido com objetivo de garantir as condições sanitárias do animal até o país de destino emitido pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve ser solicitado no MAPA mais próximo ao aeroporto onde o animal embarcará.