Na última sexta-feira 28/08/15 ao Centro de Zoonoses (CCZ) de São Paulo comunicou que, após o dia 30 de novembro de 2015, não renovará seu credenciamento junto a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e não fará mais o exame de Sorologia de Raiva. Esse exame é obrigatório no embarque de animais para alguns países e a partir do mês de Dezembro nenhum laboratório no Brasil estará credenciado para fazer esse exame.
O regulamento de Comunidade Européia nº998/2003 determina a obrigatoriedade da vacinação antirrábica e da titulação de anticorpos antivírus da raiva para viagens internacionais para qualquer país membro da União Européia.
Resumindo um animal só tem a permissão de entrar nos países que exigem esse exame se com a documentação constar um atestado de vacinação contra raiva e o laudo de sorologia de raiva assinado por um médico veterinário.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para auxiliar quem deseja fazer esse exame fora do Brasil informa o link para a página da União Europeia que lista os laboratórios aprovados por aqueles países para a realização do exame.
A Sorriso Animal pode prestar esse serviço pois trabalha com preparação de animais de companhia para viagens internacionais para qualquer destino, organizando toda documentação, exames, implantação de microchip entre outros.
Essa decisão da Prefeitura de São Paulo foi revogada no mês de Novembro/2015 e o Centro de Zoonoses de São Paulo realiza atualmente o exame de sorologia de raiva para animais em transito.