Saiba quais são as regras para pets em restaurantes e regras de etiqueta

Vai passear com seu pet ? Conheça as regras de etiqueta para um bom convívio.

Passear com cães e gatos se torna cada vez mais frequente devido ao número de pets no Brasil que cresce em média 5% por ano, são estimados mais de 38 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil (Dados AbinPet). Com os serviços para pets ganhando destaque muitos estabelecimentos que desejam investir nesse mercado já permitem a entrada de animais como restaurantes, bares, alguns oferecem serviços exclusivos para os pets mas, vale a pena confirmar com o estabelecimento antes do passeio.

 

A Lei Municipal da cidade de São Paulo (nº 10.309) diz: É proibida a entrada ou permanência de animais em locais ou estabelecimentos onde se manipulem, beneficiem, preparem, vendam ou fabrique produtos alimentícios. Já a Vigilância Sanitária exige que existam áreas especificas para clientes acompanhados de cães, devem ser cobertas e arejadas, com ponto de água para limpeza e um funcionário destinado apenas para manutenção da limpeza desse local que não manipule alimentos.

 

Para não infringir a lei os restaurantes e bares que oferecem esse serviço, optam por permitir a presença de animais em ambientes abertos e na extensão das mesas em calçadas. Esses estabelecimentos são classificados como Pet-Friendly e essa classificação também se estende para hotéis e outros estabelecimentos.

 

Vale ficar atento as regras de cada ambiente e seguir alguns cuidados de etiqueta animal para passear com cães e gatos em geral:

 

  • O animal deve ser dócil pois do contrário podem ocorrer situações de risco para as pessoas do local e para o animal,
  • Animais muito agitados podem se machucar ou causar estragos, nesse caso o ideal é um adestramento para que o cão adquira boas maneiras;
  • A coleira e guia devem ser usadas em todos os pets, já os cães acima de 20 quilos devem usar focinheiras;
  • Assim como em passeio leve sempre sacos plásticos para a sujeira do animal que precisa estar treinando quanto a hora e local para suas necessidades para não gerar constrangimento;
  • Leve sempre um pouco de ração ou um sache para emergências ;
  • O pet deve ser educado para não incomodar os outros clientes na hora de refeição com olhares, línguas e latidos;