Problema comum no inverno em cachorro: Tossi dos Canis
A tossi dos canis é altamente contagiosa e é causada principalmente por uma bactéria chamada Bordetella Bronchiseptica e alguns vírus
Eles podem agir de forma isolada ou combinados. Essa bactéria também é considerada uma zoonose e pode afetar humanos. É uma doença mais comum nos meses frios mas também pode aparecer em qualquer época do ano.
Quais os sintomas dessa tosse?
Os cães podem apresentar um quadro de gripe incialmente, acompanhado de um acesso de tosse muito seca e até mesmo expectorando uma espécie de espuma branca. Ela pode evoluir primeiramente para uma broncopneumonia que gera ainda uma apatia no animal, perda de apetite e coriza, em casos mais graves da doença podem aparecer secreção nos olhos e febre.
Em filhotes esse quadro ainda pode evoluir para uma situação ainda mais complicada a pneumonia.
Como diagnosticar a causa da tosse ?
O veterinário irá analisar o quadro clínico do seu pet, os sinais que ele apresenta e talvez possa pedir alguns exames complementares: Radiografia torácica, contagem sanguínea completa, perfil químico do sangue, exame de urina, dirofilariose e exame de fezes.
Como é transmitida a Tossi dos Canis ?
A principal forma de contagio é por contato direto com animais doentes, através dos espirros e tosses. Por isso locais com muitos animais a contaminação evolui comum em canis, petshops e lojas de animais.
Qual é o tratamento para Tossi dos Canis ?
A primeira coisa a ser feita é procurar o seu médico veterinário que poderá examinar e avaliar se realmente é a Tossi dos Canis.
De forma geral o tratamento consiste em uso de antibióticos, antiinflamatórios, xaropes e em casa proteger que o animal fique exposto ao frio, vento ou chuva.
É possível prevenir a Tossi dos Canis ?
Sim é possível através da vacinação a partir de dois meses de vida do animal e com uma dose de reforço anual.
Uma observação é que nem toda tosse seca do seu cachorro esta ligada a gripe canina.