Como escolher um Pet ?

Como escolher um Pet ?

 

Quando pensamos em ter um pet e pesquisamos vemos que temos muitas opções: Hamster, Coelhos, Porquinho da Índia, Periquito Australiano, Peixes, Pássaros, Cães e Gatos. Mas qual o melhor pet para você e pra sua rotina ?

Segundo o Médico Veterinário Marco Antônio,  antes de escolher um Pet pense no espaço onde ele ficará e o quanto poderá dedicar-se a ele !  Os Gatos e Cães de pequeno porte são ótimas opções para ambientes menores como apartamentos, porém é válido lembrar que os cães são mais dependentes e isso exigirá um pouco mais de você, já os gatos são mais independentes exigindo um pouco menos tempo. Todos os animais adoram companhia !! Animais que passam muito tempo sozinhos podem desenvolver alguns problemas de saúde e por vezes causar incomodo aos vizinhos.

 

Além do tempo disponível que cada família tem para cuidar, cada animalzinho também tem seus hábitos e cuidados especiais, o ideal é conversar com outras pessoas que tenham o bichinho desejado e com especialistas como veterinários.

 

Peixes e Pássaros como Periquito Australiano exigem menos cuidados diários, é preciso alimentá-los e cuidar da limpeza dos aquários que pedem uma troca de 20% semanalmente da água e um bom filtro e oxigenação e das gaiolas que precisam ser limpas a cada duas semanas.

 

Hamster e roedores em geral também exigem pouco cuidados mas vale lembrar que tem hábitos noturnos, por isso se essa escolha for por causa de uma criança é melhor repensar pois quando a criança quiser brincar o animal estará dormindo durante o dia. A atenção especial é a limpeza diária da gaiola pois a urina deles tem um cheiro forte.

 

Porquinho da Índia é um animal mais sensível que um hamster por exemplo, pode viver em gaiolas mas o cuidado com a limpeza deve ser redobrado pois afetam diretamente a saúde deles, o substrato usado no fundo da gaiola deve estar sempre limpo e seco, comedouros e bebedouros limpos diariamente, não pode ficar nenhum resto de alimento dentro da gaiola. Precisam de banhos, escovação, limpeza de orelhas, corte de unhas e limpeza da glândula sebácea.

 

Coelhos podem viver em gaiolas adequadas pro tamanho deles mas, precisam passear livremente todos os dias para se exercitar, são adeptos a brincadeiras com bolas, guizos e caixas. As observações são também pro forte odor da urina e eles adoram roer tudo que encontram, inclusive fios de telefone, cabos de energia entre outras coisas, cuidado redobrado para não deixar ele entrar em casa.

 

Segundo o veterinário Marcos “ Se você mora em um apartamento por exemplo e passa a maior parte do dia fora de casa se optar por um cão mesmo que de pequeno porte, é válido lembrar que ele precisará de banhos regulares e duas saídas para passear por dia e talvez tenha problema pois os cães não gostam de ficar sozinhos consequentemente eles latem e podem trazer problemas com o condomínio como uma multa por exemplo. Já os gatos são animais mais independentes e não importam-se em ficar sozinhos, colocando um tela de proteção você não terá maiores problemas, não necessitam banhos frequentes nem saídas para passeios.”

 

Gatos são animais extremamente limpos pois são muito eficazes na sua higiene, banhos são necessário em casos de problemas com pelagem ou doença que impeça ele de se limpar. É aconselhável a castração pois tanto o macho e fêmea tornam-se animais mais calmos e fogem menos.

 

Os Cães são os animais mais desejados pelo brasileiros, por ter a fama de companheiros, os cuidados são banhos regulares, alimentação, vacinas, passeios. Por ter uma infinidade de raças e tamanhos se encaixa em qualquer tamanho de casa ou apartamento.

 

Lembrando que a aquisição de qualquer animal deve levar em conta que alguns vivem até 12 anos, é preciso ter consciência e responsabilidade para assumir esse compromisso com os pets. Pesquise, se organize e divirta-se com seu novo companheiro de estimação.